• Observação de Fauna & Flora na Ilha de São Jorge - Açores
  • Observação de Fauna & Flora na Ilha de São Jorge - Açores
  • Observação de Fauna & Flora na Ilha de São Jorge - Açores

observação de fauna & flora

fauna & flora na ilha de são jorge - açores

Ao nível da biodiversidade, São Jorge é uma ilha bastante rica, e no que respeita a fauna e flora alberga um número considerável de endemismos regionais, divididos por vários grupos de organismos, nomeadamente mamíferos (1), aves (9), moluscos (25), artrópodes (86), plantas vasculares (56) e briófitos (3), sendo que grande parte destas espécies possui estatuto de conservação.

Destacam-se as espécies endémicas de São Jorge, nomeadamente Cixius azopifajo azojo (cigarrinha–das-árvores), Acorigone zebraneus (aranha), Cheiracanthium jorgense (aranha caçadora de São Jorge) e Pseudoblothrus oromii (Pseudescorpião cavernícola), Hadena azorica (traça), Trechus isabelae (carocho cavernícola) e Trechus jorgensis (carocho cavernícola), que constituem um valioso património natural.

Em 2013 foi redescoberta uma espécie rara de orquídea, Platanthera azorica, cuja população está confinada ao Pico da Esperança (ponto mais alto de São Jorge com 1053 metros), na cordilheira central da ilha. 

A posição da ilha no meio do oceano e as características das suas zonas costeiras conferem-lhe um papel importante como ponto de repouso e alimentação de várias espécies de aves migradoras aquáticas e marinhas.

Observação de Flora na Ilha de São Jorge - Açores Fauna &

Na primeira parte deste programa, iremos realizar um passeio pedestre de observação. faremos o nosso trilho pedestre dos Bardinhos, onde poderemos observar diversas espécies endêmicas da cordilheira Este da Ilha de São Jorge, que é a parte mais antiga da formação da ilha com mais de 600 000 anos.


Para além da diversa Fauna e Flora que iremos encontrar a paisagem é de cortar a respiração, sempre acompanhados por todas as ilhas do Grupo Central.


Pela tarde e depois da nossa pausa para almoço, iremos partir para o ponto mais alto da ilha de São Jorge: Pico da Esperança com 1 057 m de altitude. Aqui vamos observar uma vasta diversidade de endémicas nesta zona dos prados naturasis, nomeadamente uma espécie de orquídea mais rara da Europa, a Platanthera azorica que se pode encontrar no Pico da Esperança. Desceremos até à zona costeira (Fajã do Ouviidor), passando pelas zona húmidas e os matos de cedro até chegar ao nivél do mar.

informações da atividade

Médio

nível dificuldade

Localização da Atividade

zonas centrais

Ínicio do Percurso

início: base

final: base

Altitude máxima desde o Nível do mar

altitude max. 1056 m

caminhada 3h

Tempo total de atividade

tempo total  7h

Almoço

inclúido

preço desde

80

atividade número

20


informações adicionais

que trazer para a atividade

Roupas confortaveis e leves;

Calçado de caminhada ou ténis;

Boné;

Mochila não superior a 25L;

Impermeável;

Corta-vento;

Protetor solar;

Máquina fotográfica.


incluído na atividade

Transfers desde a nossa base e regresso;

Guias credenciados;

Seguros;

Almoço;

Águas;

Gift Aventour.