O "CALHETA ENDURO SPRINT 2025" na sua I edição, irá se realizar na ilha de São Jorge no arquipélago dos Açores, nos dias 16 e 14 de Maio de 2025. Será num formato "OPEN ROAD" com uma especial no dia 16 de Maio e 3 mangas de 18 km de distância cada no dia 17 de Maio.
Será um circuito circular com partida e chegada, sempre ao mesmo ponto.
Este evento trará à ilha de São Jorge, cerca de 40 equipas de várias ilhas dos Açores. Teremos todo o gosto em receber estas equipas e oferecer Aventura e Natureza Viva, embebido no "coração dos Açores" que é a ilha do dragão.
Bem-vindos ao paraíso...
PARA TERMINAR AS INSCRIÇÕES FALTA:
ELITE
Nº
NOME
EQUIPA
GÉNERO
MOTO
ORIGEM
100
FRANCISCO BETTENCOURT
INDIVIDUAL
MASCULINO
KTM EXC250
SÃO MIGUEL
101
JOÃO RESENDES
INDIVIDUAL
MASCULINO
GASGAS EC250
SÃO MIGUEL
102
JOÃO BRAGA
GARAGEM SÃO JOSÉ
MASCULINO
HUSQVARNA TE300
SÃO MIGUEL
103
ÁLVARO PEREIRA
GARAGEM SÃO JOSÉ
MASCULINO
SHERCO 500
SÃO MIGUEL
104
JOÃO ATAIDE
JP RACING
MASCULINO
TM RACING 300
TERCEIRA
105
RAFAEL MACHADO
AD GALOMAR
MASCULINO
GASGAS EC250
SÃO MIGUEL
VETERANOS
Nº
NOME
EQUIPA
GÉNERO
MOTO
ORIGEM
200
FILIPE CORDEIRO
INDIVIDUAL
MASCULINO
KTM EXC 250
PICO
201
MANUEL MARTINS
INDIVIDUAL
MASCULINO
HUSQVARNA FE350
SÃO MIGUEL
202
ANTÓNIO BRASIL
C. MOTARD SÃO JORGE
MASCULINO
SHERCO SE300
SÃO JORGE
203
ANDRÉ CABRAL
GARAGEM SÃO JOSÉ
MASCULINO
SHERCO SE300
SÃO MIGUEL
204
FREDERICO GARCÊS
GARAGEM SÃO JOSÉ
MASCULINO
SHERCO SE300 2T
SÃO MIGUEL
205
ARTUR VIEIRA
C. MOTARD SÃO JORGE
MASCULINO
HUSQVARNA FE 250
SÃO JORGE
206
MÁRCIO SILVA
C. MOTARD SÃO JORGE
MASCULINO
RIEJU MR 300
SÃO JORGE
207
ÂNGELO SOARES
INDVIDUAL
MASCULINO
KTM EXC 250
PICO
1 - Descrição
O Enduro Sprint é teste de velocidade, endurance e fiabilidade, com Especiais a percorrer durante o dia de prova em 3 Mangas de 18Km cada.
Este evento é para todos os concorrentes federados ou não, desde que estejam dentro de todos os requisitos pedidos neste regulamento na hora de verificação.
No dia anterior à prova haverá uma Especial com obstáculos para a ordem de partida e pontuação em caso de empate.
2 - Apresentação
O "I ENDURO SPRINT AVENTOUR AZORES", tem como organizador a Aventour Azores Adventures com o Alvará RRAAT 13/2014/RAA e com o apoio do Município da Vila de Calheta, que se realiza nos dias 16 e 17 de Maio de 2025 na ilha de São Jorge - arquipélago dos Açores.
A competição terá o seu início e final no cais da Vila de Calheta (coordenadas GPS N38°36'3.77" W28° 0'37.82").
O formato de prova será em "OPEN COURSE".
Em caso de força maior a organização reserva o direito de anular evento caso não esteja reunido todas as condições de segurança.
3 - Programa provisório
25 de Março 2025: Abertura das inscrições em https://www.aventour.pt/enduro/ ;
12 de Maio 2025 : Encerramento das inscrições (às 23h59) - Inscrições com número limite;
16 de Maio 2025
15h00 às 18h00 - Entrega dos nº de prova e verificações de decumentos;
18h00 - Verificações Técnicas;
21h00 - Especial cronometrada - Cais da Vila de Calheta - Saída do primeiro Piloto;
17 de Maio 2025
09h00 - Saída do primeiro piloto;
16h00 - Entrega de prémios;
4 - Formato de Prova (Open Course)
Neste formato Open Course o percurso será típico de enduro, com obstáculos naturais ou artificiais, duas especiais cronometradas a ESPECIAL 1 e a ESPECIAL 2, e dois percursos de ligação, num Total de 18K, em 3 MANGAS, sendo o tempo final, o melhor das 3 MANGAS.
Haverá uma volta de reconhecimento antes das competições para todos concorrentes.
Nas ligações, os pilotos por vezes tem de circular em vias abertas ao trânsito, as respetivas motos terão de cumprir todas as obrigações legais para o efeito (matrícula, seguro, carta de condução, etc.).
Os pilotos partirão com um espaçamento de 1 minuto entre cada .
Os pilotos deverão sempre respeitar a ordem de chegada às especiais cronometradas. Existirão pelo menos três pontos de Controlo de Passagem (CP) ao longo das Ligações. A não passagem num destes pontos por parte de um piloto implica a sua desclassificação.
Não existirá qualquer Carta de Controlo para os pilotos, apenas os registos da organização. Os pilotos não têm de parar ou abrandar ao passarem nos CP´s.
Cada piloto terá um tempo máximo para cumprir uma volta completa. Entende-se por tempo de volta completa, o tempo total na realização de ambas as ligações e especiais.
Existirá dois controlos horários no final de cada Ligação.
5 - JURISDIÇÃO
A prova é supervisionada por um Júri que interpretará e decidirá de acordo com o Código Desportivo e o Regulamento Particular (RP)
Todos os participantes no evento obrigam-se a cumprir o Código Desportivo, Regulamento e demais legislação aplicável, e aceitam submeter-se à jurisdição e disciplina da prova.
Os pilotos são responsáveis pelo comportamento das pessoas que integram a sua equipa e assistência, podendo ser sancionados pelo Júri .
6 - CLASSIFICAÇÃO
A classificação é geral, com o melhor do tempo das 3 Mangas, dividido por:
- Elite Feminino (até aos 40 anos);
- Vetrenanos Feminino (mais de 40 anos);
- Elite Masculino (até aos 40 anos);
- Veteranos Masculino (mais de 40 anos).
Serão atribuidos prémios aos: primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria e género.
Todos os resultados só serão considerados oficias depois de passar o tempo para a apresentação de qualquer protesto.
No caso da existência e um protesto, os resultados serão suspensos até uma decisão ser tomada pelo Júri de prova.
No caso de empate no resultado do final do dia, os dois pilotos empatados serão classificados pelo tempo realizado na Especial do dia anterior para atribuição da ordem de partida.
9 - ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES
O encerramento das inscrições terá lugar quatro dias úteis antes da realização da prova.
10 - CORES
As cores atribuidas para cada categoria são:
- Elite: Vermelho;
- Veteramos: Azul.
11 - ATRIBUIÇÃO DE NÚMEROS
Os números serão atribuídos por classe – Elite e Veteranos, seguindo a ordem de inscrição.
- ELITE números do 100 ao 199;
- VETERANOS números dos 200 aos 299.
12 - ILUMINAÇÃO, MATRÍCULA E DESCANSO
São obrigatórias luzes fixas e definitivas na moto e porta matrícula.
O motociclo deverá ter o “look” Enduro.
É obrigatória a presença da matrícula no motociclo.
A existência de descanso lateral será facultativa.
13 - VERIFICAÇÕES
Nas Verificações Administrativas serão controlados os originais dos seguintes documentos:
Cartão de Cidadão;
Carta Condução.
É obrigatória a presença do piloto nas Verificações Administrativas.
Para as Verificações Técnicas, estas poderão ser efetuadas por um membro da equipa do piloto.
Os guiadores sem barra transversal devem ser equipados com uma proteção localizada no meio do guiador, cobrindo amplamente as fixações do guiador.
É obrigatória a utilização de gasolina vendida no comércio normal, de 95 ou 98 octanas.
Durante a prova (incluindo antes de entrar em parque fechado no final do dia) o Comissário Técnico pode realizar qualquer verificação da lista de verificações.
14 - ASSISTÊNCIA
Toda a assistência poderá ser feita por qualquer membro da equipa (registada na inscrição) na zona das boxes em parque fechado.
A circulação dentro do parque fechado apenas poderá efetuar-se a velocidade muito reduzida (em primeira mudança).
O não cumprimento desta regra anterior, dará direito a penalização ou desclassificação.
Em caso de avaria mecânica, o piloto pode acabar a sua volta e trazer a moto até às boxes a pé.
O piloto só pode utilizar no percurso qualquer ferramenta ou peça que transporte consigo.
Os comissários de pista não devem ajudar os pilotos, exceto para garantir a segurança destes ou dos outros pilotos em pista.
Toda a ajuda externa é proibida, exceto a fornecida por um comissário de pista no desempenho da sua função.
Qualquer comunicação via rádio entre o piloto, o mecânico, o chefe de equipa ou qualquer outra pessoa é proibida, exeto com a organização.
15 - ABASTECIMENTO
O abastecimento só pode ser efetuado nas Zonas de Assistência (Parque fechado). A penalização por abastecer fora das Zonas de Assistência é a Exclusão.
Durante as operações de abastecimento o motor tem que estar desligado.
O incumprimento destas disposições é sancionado com a penalização de Exclusão.
O abastecimento deverá ser feito sobre um Tapete Ambiental . A não utilização do Tapete Ecológico implica uma penalização de 30 segundos.
São permitidos depósitos standard e aftermarket de maior capacidade, no entanto não são permitidas válvulas de enchimento rápido, apenas depósitos com tampas de rosca.
Não são permitidos depósitos auxiliares na Mota.
16 - AJUDA EXTERNA E PENALIDADES
Está proibida qualquer ajuda exterior, exceto a assistência normal recebida nas zonas oficiais de assistência. A expressão “Ajuda Externa” significa toda a ação que implique um contacto com o motociclo, ou o fornecimento de qualquer tipo de peça ou produto, levada a cabo por qualquer pessoa que não seja o piloto. A penalização por esta implica a exclusão.
As seguintes situações podem implicar a desclassificação dos pilotos na corrida:
Fazer obstrução premeditada ou prejudicar outros pilotos.
Circular em sentido contrário ao indicado para o percurso.
Não cumprir o percurso delineado, exceto quando por motivos alheios à sua vontade o piloto sai da pista e ao voltar à mesma por outro lugar (que não o de saída), não ganhe tempo ao seu percurso normal – neste caso não haverá motivo para desclassificação, mas uma penalização em tempo.
Utilização de intercomunicadores, quer em treinos quer em competição. A violação desta regra implica a desclassificação do infrator.
O piloto que seja assistido por terceiros para ultrapassagem da linha de chegada em caso de avaria mecânica.
As seguintes situações implicam uma penalização a aplicar aos pilotos que será de 1 minuto sobre o tempo decorrido após ter ultrapassado a linha de chegada:
O motociclo do piloto deverá ter sempre colocado no decorrer da corrida, o(s) silencioso(s) e ponteira(s) do escape, caso o(s) mesmo(s), por qualquer imprevisto venha(m) a sair do local ou a cair(em), o piloto deverá parar no local próprio para a assistência, logo que possível, e reparar ou substituir a peça danificada, e nunca deverá atravessar a linha de chegada sem esta(s) devidamente colocada(s).
Ultrapassar a velocidade recomendada dentro da zona de boxes.
17 - SEGURO RESPONSABILIDADE CIVIL
A Organização tem um seguro de Responsabilidade Civil para prova desportiva, que cumpra a legislação em vigor para este tipo de eventos (cf. artigos 12º e 13º do DL 291/2007, de 21 de Agosto).
18 - CRONOMETRAGEM
A tomada de tempos efetuar-se-á em minutos e segundos.
O instrumento de cronometragem utilizado (cronómetro) funcionará sob o controlo de um Oficial de prova.
19 - ACEITAÇÃO DAS DECISÕES OFICIAIS
Todos os pilotos estão obrigados a aceitar todos os resultados, medidas, distâncias e decisões oficiais e autorizam a sua publicação pelos Organizadores da forma que estes entenderem mais conveniente O piloto é obrigado a colocar toda a publicidade que esteja associada à Prova. Este compromete-se igualmente a não fazer nenhuma publicidade dos resultados antes da sua publicação oficial pela Organização.
20 - PEDIDO DE CLARIFICAÇÃO
Todo o pedido de clarificação em relação a resultados de uma das magas deve ser dirigido por escrito ao Diretor de Prova ou a um dos seus delegados dentro dos limites de tempo prescritos.
21 - RESULTADOS E PRÉMIOS
Os resultados finais oficiais serão publicados o mais rápido possível após a reunião do Júri no final do dia, na qual serão decididas quaisquer eventuais reclamações.
No final será atribuído os troféus aos pilotos vencedores, bem como troféus aos segundos e terceiros classificados em cada categiroa e género.
22 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO DURANTE A COMPETIÇÃO
A organização não poderá ser responsabilizada por quaisquer lesões, nomeadamente que possam resultar de falta de equipamento adequado nas provas. É obrigatório que os pilotos usem o seguinte equipamento individual:
Calças de proteção e camisola de manga comprida;
Colete de proteção homologado pela norma EN 1621-2, EN 1621-3 ou EN 14021;
Botas de proteção de Enduro/MX compostas de pele e material plástico;
Luvas de proteção próprias para moto;
Óculos de proteção de Enduro/MX com ou sem roll-offs. O uso de “tear offs” é proibido por força do ambiente.
Uso de capacetes de proteção homologados. Este deverá ser utilizado devidamente apertado e deverá ter um sistema próprio de fixação. Estão proibidos os capacetes sem “queixeira” ou que esta seja amovível;
Os cabelos compridos terão que ser contidos dentro do capacete.
22 - INSCRIÇÕES E TAXAS
As inscrições serão efetuadas e devidamente validadas em https://www.aventour.pt/enduro/
As inscrições só seram aceites mediante o respetivo pagamento da taxa de inscrição.
A taxa de inscrição:
- Elite - 45€
- Veteranos - 45€
A data limite para o efeito será o dia 12 de Maio de 2025 às 23h59.
23 - SITUAÇÕES OMISSAS
Todas as situações omissas neste regulamento serão decididas pela organização do ENDURO SPRINT / AVENTOUR AZORES
Text...
Aventour Azores Adventures
Cais da Vila de Calheta
9850/038 Calheta
Ilha de São Jorge - Açores
Email: enduro@aventour.pt
Telmóvel (rede móvel): +(351)963 173 296
Whatsaap (rede móvel): +(351) 963 173 926
Web: https://www.aventour.pt/enduro/
GPS: N38°36'3.77" W28° 0'37.82"
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