• Trilho Pedestre das Polgadas na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre das Polgadas na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre das Polgadas na Ilha de São Jorge - Açores

polgadas

trilhos pedestres na ilha de são jorge - açores

O trilho das Polgadas é mais um dos acessos à fajã da Caldeira de Santo Cristo. Tem inicio no lugar do Urzal, com subida até ao Pico das Ovelhas, onde de lá vamos avistar as 5 ilhas do grupo central dos Açores. Junto à costa avistaremos as lagoas das Fajãs da Caldeira de Santo Cristo e a dos Cubres.

Seguiremos para oriente, pela cordilheira central da ilha onde iniciaremos a descida pelo trilho das Polgadas. Muitas são as espécies endémicas que iremos encontrar ao longo do percurso, nomeadamente o Sphagnum, que é um musgo extremamente importante na retenção de água.


A primeira parte da descida é realizada por uma escadaria que nos leva ao vale das Polgadas. Esta zona é um lugar de pastoreio por excelência devido ao fato de estar protegida dos fortes ventos predominantes na costa Norte da ilha.

Ao longo deste percurso é provável que avistemos cabras. Outrora animais domésticos que após o sismo de 1 de janeiro de 1980, se libertaram e se tornaram selvagens povoando este vale em grandes manadas.

Trilho Pedestre das Polgadas - Fajã da Caldeira de Santo Cristo - Ilha de São Jorge - Açores

Por ser a Aventour a única empresa a operar neste trilho, poderemos ter um contato perfeito com a natureza e sem ruídos de outros Trekkers. Na saída do Vale avistaremos o mar e com sorte a vizinha ilha da Terceira. Iniciaremos a descida até à Fajã da Caldeira de Cima, onde encontraremos o trilho tradicional de acesso à Fajã da Caldeira de Santo Cristo o PR1.


Ao chegar à esta fajã, seguiremos pelo PR1 até à Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Aqui, pararemos para lanchar seguindo-se uma visita à fajã. Também poderão nadar na lagoa desta fajã ou fazer uma visita ao Centro de Interpretação desta fajã.

A última parte do deste percurso é a ligação pedestre entre esta fajã e a Fajã dos Cubres, por um trilho junto à costa e com passagem por mais duas fajãs: Tijolos e Belo. Tem uma extensão de 5 km que levará aproximadamente 1 hora a percorrer a pé. Chegados à Fajã dos Cubres espera-nos o nosso transfere.

informações da atividade

Médio

nível dificuldade

Localização da Atividade

costa norte

Distância Total do percurso

distância total  12km

Ínicio do Percurso

início: urzal

final: fajã dos cubres

Altitude máxima desde o Nível do mar

altitude max. 700 m

caminhada 4h

Tempo total de atividade

tempo total  5h

preço desde

45

atividade número

3

informações adicionais

que trazer para a atividade

Roupas confortaveis e leves;

Calçado de caminhada ou ténis;

Boné;

Mochila não superior a 25L;

Impermeável;

Corta-vento;

Protetor solar;

Máquina fotográfica.


incluído na atividade

Transfers desde a nossa base e regresso;

Guias credenciados;

Seguros;

Snack;

Águas;

Gift Aventour.