• Trilho Pedestre da Fajã do Sanguinhal na Ilha de São Jorge no Açores

Trilho Pedestre Fajã do Sanguinhal

Trilho Pedestre que nos leva a duas Fajãs  remotas da ilha de São Jorge, esquecidas desde 1980 pelo abandono da sua população, devido ao sismo de 1980.

Este passeio pedestre leva-nos a duas das Fajãs mais remotas da ilha de São Jorge. Esquecidas desde 1980 pelo abandono da sua população, devido ao sismo de 1 de Janeiro. Os seus habitantes viviam do que a natureza lhes oferecia, pesca, agricultura e o pastoreio. Faziam deste local uma fajã auto subsistente. Estas fajãs estão localizadas na costa Norte da ilha de São Jorge, junto ao mar.


Na Fajã do Sanguinhal, existiram antigamente bastantes casas habitadas, cerca de 18 no todo. Devido ao abandono a que os donos as votaram, estão praticamente todas em ruínas. Os habitantes desta fajã criavam gado, que estava nas pastagens de altitude durante o Verão e era recolhido para a fajã no Inverno, sendo então alimentado com folhas e pequenos ramos de incenseiro colhidos nas proximidades. Para além da ribeira que faz a divisão com a fajã Redonda, corre a Ribeira do Sanguinhal em cujas poças cresce muita enguia. A água das seis fontes que aqui brotam corre até às últimas pastagens do Sanguinhal, deixando as pastagens encharcadas e sempre cheias de erva fresca.


Este percurso tem início na Serra do Topo a 500 m de altitude. Vamos ascender até aos 900 m de altitude para dar início à descida para a Fajã do Sanguinhal e Redonda. A primeira parte do passeio pedestre terá a duração de 1 hora, até chegarmos ao miradouro sobre a Fajã do Sanguinhal. Neste ponto, teremos a primeira vista sobre a mítica Fajã.

Depois de uma paragem para lanchar, retomamos o caminho para mais uma hora de trekking.

Trilho Pedestre da Fajã do Sanguinhal na Ilha de São Jorge no Açores

Depois de chegarmos à Fajã do Sanguinhal e retemperarmos forças com um piquenique, vamos explorar a Fajã do Sanguinhal. Podemos também nos refrescar nas águas transparentes das cascatas desta Fajã.

Ao início da tarde, daremos o início à ascensão para o cume da ilha. Antes passaremos pela Fajã Redonda para uma pequena visíta. Cerca de 5 horas, será o tempo aproximado para completar este percurso.

Seguiremos por um trilho com 3200 degraus, encrostados num cerro entre a Fajã Redonda e a ribeira com o mesmo nome. Este foi outro dos acessos que os antigos habitantes utilizavam diariamente para transportar a nata do leite, que extraiam nestas fajãs e vendiam às cooperativas da costa Sul.


Ao chegarmos ao cume da ilha, teremos uma vista privilegiada para a costa Norte, com a Fajã da Caldeira em destaque. Sem dúvida um momento alto deste trekking.

Seguiremos de seguida por um trilho paralelo ao vale que dá acesso à Fajã da caldeira de Santo Cristo, numa cota superior, que nos levará ao final deste percurso pedestre.


No final, estará o nosso transfer à espera, para vos levar à Base da Aventour.


Realizamos esta atividade em 2 dias com campismo... "Expedições Aventura - Sanguinhal"

Informações da atividade

nível dificuldade

Localização da Atividade

costa norte

Distância Total do percurso

distância total  12km

caminhada 8h

Ínicio do Percurso

início: serra

final: piquinho urze

Altitude máxima desde o Nível do mar

altitude max. 850m

Tempo total de atividade

tempo total  10h

16 anos

26

Informações adicionais

Que trazer para a atividade

Roupas confortaveis e leves;

Calçado de caminhada ou ténis;

Boné;

Mochila não superior a 25L;

Impermeável;

Corta-vento;

Máquina fotográfica.

 

Inclúido na a atividade

Transfers desde a nossa base e regresso;

Guias credenciados;

Seguros;

Snack;

Águas;

Gift Aventour.

PREÇOS
1 PESSOA
2/+ PESSOAS
GRUPOS +10 PESSOAS
PREÇOS

Tem desconto de 5€ por pessoa, se for directamente até ao meeting point para a atividade. Enviamos depois as coordenadas (Google Maps) do meeting point.

1 PESSOA
2/+ PESSOAS
GRUPOS +10 PESSOAS